Comper

Treino de verão: o que evitar para seguir em forma com saúde

Exercícios físicos e alimentação precisam ser adaptados ao clima mais quente, diz especialista


Créditos: Divulgação/Envato


Manter o corpo em movimento é importante ao longo de todo o ano, mas a rotina de exercícios e a ingestão de calorias precisam ser adaptadas para respeitar os limites do corpo. Durante o verão, com dias mais quentes e maior perda de líquidos, alguns detalhes são importantes para se manter em forma sem comprometer a saúde, diz especialista.

“O principal cuidado ao se exercitar no verão deve ser com a temperatura ambiente. O ideal é evitar praticar atividade física entre as 10h e as 17h, que é quando o sol está mais forte, com mais radiação, porque isso causa desidratação”, explica o coordenador técnico da UPX Sports e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP), Zair Cândido. Além disso, ele recomenda reforçar a ingestão de líquidos e a escolha de roupas leves e confortáveis, que facilitem a transpiração e não aumentem a temperatura corporal durante os exercícios. “E, é claro, se você estiver se sentindo mal, interrompa a atividade física imediatamente, hidrate-se e procure um lugar fresco para dar tempo para o corpo se recuperar.”

O que evitar?

Embora não haja uma proibição específica quanto aos tipos de exercícios, é muito importante escolher com cuidado onde praticar esses exercícios. “Academias muito lotadas não são indicadas nesta época do ano porque estar em ambientes abafados e lotados aumenta a perda de líquidos e prejudica a saúde”, pontua. Outra boa dica é prestar atenção à forma como o corpo reage às atividades que estão sendo realizadas. Isso porque, com a temperatura mais alta, exercícios de alta intensidade tendem a exigir ainda mais do corpo. “Ao sentir sintomas como náusea ou tontura, por exemplo, fique atento. Eles são sinais de que o organismo não está reagindo bem à atividade. Nesse caso, é prudente parar.”

Outro cuidado importante é com a alimentação. Antes do treino, o ideal é ingerir muito líquido e alimentos leves, que podem ajudar o corpo a ter uma melhor performance. Estão liberados os legumes, frutas e verduras, além de proteínas, desde que sejam magras. “As gorduras saturadas precisam ser evitadas porque têm digestão lenta. Isso quer dizer que o sistema digestivo precisa de muito sangue para fazer a digestão e mandar os nutrientes para os músculos e todo o sistema orgânico”, detalha Zair. Por outro lado, algumas gorduras saudáveis são altamente benéficas. Entre elas estão abacate, azeite de oliva e castanhas, por exemplo. Para montar um cardápio adequado às necessidades individuais, a recomendação é procurar um nutricionista. Água, água de coco e sucos, desde que não tenham muito açúcar adicionado, também são boas opções para se manter hidratado.

O especialista faz, ainda, um alerta: ao contrário do que costuma ser disseminado na internet, não é recomendado utilizar estratégias para aumentar a transpiração durante os exercícios físicos. “Estratégias como usar plásticos para ‘suar mais’ são prejudiciais e ilusórias, pois resultam apenas em perda de água, não de gordura.” Por fim, é preciso estar atento aos cuidados com a pele. “Ao realizar atividades na praia ou em parques, ao ar livre, é muito importante aplicar e reaplicar o protetor solar de acordo com a indicação do fabricante.”

Os melhores exercícios para dias quentes

Nos dias mais quentes, atividades leves e que possam ser realizadas ao ar livre, em horários adequados, são as mais recomendadas. “No começo da manhã caminhadas, que são excelentes para os dias de calor. Até corridas também podem ser feitas, de acordo com a temperatura. Você também pode buscar um treinamento funcional ou um alongamento, ioga, entre outros. O que não dá é para querer ganhar muitos resultados no período de verão. As pessoas, às vezes, pensam que vão conseguir resultados em um mês e, por isso, investem em atividades excessivas. Isso pode até ser prejudicial para a saúde”, ressalta. Esse tipo de abordagem pode até provocar lesões e estresse muscular. O ideal, portanto, é manter a rotina com a qual já se está acostumado e não cometer excessos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem