Método de ensino Reggio Emilia se destaca pelo desenvolvimento de crianças autônomas e criativas
Escola Sigma adota abordagem de ensino para fomentar o desenvolvimento dos estudantes através de vivências práticas e interdisciplinares
O método de ensino utilizado pela escola é uma das preocupações dos pais ao escolher onde seus filhos irão estudar. Na escola Sigma, no Distrito Federal, essa decisão é facilitada pela adoção da abordagem Reggio Emilia na educação infantil. Essa filosofia pedagógica, que tem suas raízes nos princípios que fazem da Itália uma referência em educação, destaca-se por promover o desenvolvimento integral das crianças através de vivências práticas e interdisciplinares, garantindo uma formação que valoriza a autonomia, a criatividade e a colaboração em equipe.
Ao contrário de métodos tradicionais, a Reggio Emilia não é uma fórmula rígida, mas uma filosofia educativa que valoriza o esforço em equipe e o aprendizado interdisciplinar, que também traz voz para os estudantes que se tornam protagonistas do processo de aprendizagem. As crianças são incentivadas a buscar informações, refletir criticamente sobre o que aprendem e apresentar suas lições em debates e assembleias, proporcionando um ambiente rico em troca de ideias.
“Trabalhar com foco nas experiências é reconhecer que as crianças têm, em si, o desejo de aprender. É garantir que o aprendizado se construa por meio da interação entre a criança e o mundo, entre seus pares e entre os adultos. É dar valor ao fazer e ao agir da criança. Deixar que ela coloque a mão na massa e se transforme a cada experiência significativa.”, explica Aline Brito, coordenadora da pedagógica infantil do Sigma.
A integração da tecnologia e o criador de cultura também são pilares dessa abordagem no Sigma. "O ateliê é um ambiente para investigação e exploração, onde trazemos muita tecnologia, mas sem substituir as experiências reais. Por exemplo, ao trabalhar com o tema das galinhas, mostramos uma galinha real em vez de usar animações como a Galinha Pintadinha. É importante trazer conscientização às famílias, sem julgamentos, entendendo que às vezes os pais precisam de um tempo para respirar", acrescenta Aline Brito.
Além disso, a prática esportiva está inserida na forma integral do currículo por meio da motricidade, que acontece semanalmente e é adaptada às necessidades das crianças. "As aulas de psicomotricidade, orientadas por professores especialistas, promovem, semanalmente, momentos em que a criança desenvolve suas potencialidades e capacidades corporais; o brincar com o corpo ocupa um lugar especial na prática educativa, no nosso ambiente escolar. As atividades esportivas e as escolinhas de dança, futsal e ginástica complementam esse estímulo, permitindo que as crianças desenvolvam suas habilidades físicas de maneira estruturada", destacou a coordenadora.