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Abaetetuba avança na alfabetização: 57% das crianças do 2º ano já leem em 2024 e indicador deve aumentar antes do fim do ano letivo

  Abaetetuba avança na alfabetização: 57% das crianças do 2º ano já leem em 2024 e indicador deve aumentar antes do fim do ano letivo

Com cerca de seis meses de atuação na cidade, escolas parceiras do projeto Pacto pela Alfabetização avançam mais de 10% nos índices locais



Com a implantação do Pacto pela Alfabetização em 2024, a cidade de Abaetetuba, no Pará, começou a transformar o cenário da alfabetização, alcançando resultados expressivos em leitura. Com cerca de 6 meses de atuação do programa, 57% das crianças já estão no nível esperado de leitura, superando desafios históricos da educação básica no município e no estado. Este dado deve aumentar na última avaliação, prevista para janeiro de 2025;

Em Abaetetuba, antes da implementação do programa, apenas 39,7% das crianças do 2º ano atingiam o nível esperado de alfabetização, conforme os dados do SAEB de 2023, avaliação externa realizada de forma amostral. A partir do início do Pacto em abril de 2024, os resultados em Abaetetuba passaram a ser medidos trimestralmente mostrando avanços concretos e mais próximos da realidade do município.

Na primeira avaliação, realizada em junho de 2024, 24% dos alunos do 1º ano e 50% dos do 2º ano já apresentavam habilidades de leitura. Esses números cresceram ainda mais na avaliação de novembro, atingindo 36% no 1º ano e 57% no 2º ano. Além disso, já são 25 escolas municipais com mais de 60% das crianças lendo antes mesmo do fechamento do ano letivo de 2024.

A diretora executiva do Instituto Raiar, Jaqueline Machado, ressalta a importância do avanço: “Abaetetuba tem um cenário de implantação de política pública muito desafiador, com muitas escolas ribeirinhas e quilombolas, de difícil acesso. O engajamento desta comunidade com a pauta da alfabetização é o que tem permitido que estes desafios sejam superados e que mais crianças tenham garantido o seu direito de aprender a ler e escrever”, afirma. 

Sobre o Pacto pela Alfabetização
Como um modelo apartidário de política pública para a alfabetização, o Pacto pela Alfabetização integra as dimensões política, social, gerencial, científica, pedagógica e financeira, todas necessárias para a articulação das múltiplas variáveis envolvidas no desafio de garantir a alfabetização inicial no 1º ano e sua consolidação no 2º ano.

Alinhado às diretrizes nacionais como a LDB*, BNCC** e ao mais recente “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, o Pacto pela Alfabetização tem se mostrado um modelo sustentável, replicável  e escalável para redes públicas de ensino.

O Instituto Raiar, uma instituição sem fins lucrativos, é a organização estruturante do Pacto pela Alfabetização junto aos municípios, visando que estes atinjam o domínio pleno da  gestão para manutenção do modelo.

Em 2024, o programa beneficia diretamente cerca de 37 mil crianças em 4 estados e oito cidades brasileiras.

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