Comper

IMED participa da 8ª Jornada Científica da SES-GO com 4 artigos aprovados

Evento teve como tema central a comunicação científica e contou com 500 inscritos

8ª Jornada Científica da SES-GO conta com a participação do IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento
Na 8ª Jornada Científica da SES-GO o IMED abordou o assunto sobre a estratégia do escape room na educação. (Foto: Divulgação/IMED)


O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimentos – IMED, participou da 8ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A edição de 2024, realizada em Goiânia, promoveu intercâmbio de conhecimentos na área da saúde. No total, a instituição se destacou com a aprovação de quatro artigos, que serão publicados na edição especial da Revista Científica da Escola de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (Resap).

Os trabalhos condecorados foram elaborados por profissionais de diferentes unidades de saúde sob a administração do IMED e abordaram temas inovadores e relevantes, com ênfase em educação permanente, gestão hospitalar e estratégias de atendimento.

“É uma grande satisfação contribuir com ideias e inovações que possam avançar com cuidados importante ao paciente no SUS. Temos essa missão no IMED. Nos movemos para contribuir com inovação”, conta Janaína Cristina Santos, gerente de projetos do IMED.


4 projetos aprovados

Elaborado por Janaína, com a participação de Érika Veruska Paiva Ortolan, Wilson Elias Oliveira Júnior e Roseli Lopes De Melo Pádua, o projeto "A utilização da estratégia de escape room na educação permanente: manejo da sepse em ambiente hospitalar: relato de experiência" se destacou ao abordar a forma inovadora para a capacitação de profissionais de saúde, utilizando a estratégia de "escape room" para o manejo da sepse. Esse é um tema de grande importância no ambiente hospitalar.

Outro trabalho aprovado foi o "Check-list de extubação como preditor de sucesso em extubações eletivas em UTI". Desenvolvido pela equipe do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), teve como autores Bruno Renan de Assis, Janaína Cristina Celestino Santos e Érika Veruska Paiva Ortolan. O estudo contribuiu para a segurança dos pacientes e a eficiência das equipes de saúde em um dos momentos críticos do tratamento intensivo.

A gestão hospitalar também foi um tema abordado na jornada, com o artigo "Gestão eficiente: implantação do plano de capacidade plena (PCP) em um hospital de referência", que foi implementado no Hospital Estadual de Formosa (HEF), e que contou com a participação de Janaína Cristina Santos, Érika Veruska Ortolan Paiva, Séfora Cristiane Xavier Almeida e Kely Cory de Lima. O estudo discutiu a implantação de estratégias de gestão de capacidade hospitalar, visando melhorar o atendimento e a organização dos serviços de saúde, principalmente em situações de alta demanda.

Abordando estratégias para promover uma experiência positiva ao paciente e a importância da escuta ativa, a equipe do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) apresentou o artigo "Programa de experiência do paciente é possível no Sistema Único de Saúde". O trabalho mostrou que a humanização do atendimento é possível dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Janaína Cristina Santos, Érika Veruska Paiva Ortolan e João Batista Da Cunha foram os autores do projeto.


Compromisso com o ensino

A 8ª Jornada Científica da SES-GO contou com apresentações de trabalhos em duas categorias: temas livres e pesquisa científica da Universidade Federal de Goiás (UFG). 15 trabalhos foram selecionados para apresentação durante o evento, e alguns, incluindo os 4 do IMED, serão publicados em uma edição especial da Revista Científica da Escola de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (Resap).

A participação do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento reafirma o compromisso com a inovação na saúde, promovendo educação permanente e fortalecendo a gestão eficiente das unidades de saúde sob sua administração. Esse envolvimento reforça o papel da instituição no desenvolvimento de soluções práticas e científicas que impactam positivamente a saúde pública.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem