Comper

Em nota oficial, presidente da SBCP-GO alerta sobre riscos da realização de procedimentos, como lipoaspiração em consultórios




 O alerta do presidente da SBCP-GO, Fabiano Calixto Fortes de Arruda (foto), vem após mais uma morte de paciente durante procedimento de lipoaspiração realizado em condições inadequadas. A mulher, de 31 anos, morreu em São Paulo (SP) na terça-feira, 26

 

Nota Oficial do Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO)

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) reforça seu compromisso com a segurança e a ética na prática da cirurgia plástica, alertando para os riscos da realização de procedimentos, como lipoaspiração, em consultórios ou clínicas que não atendam aos critérios de segurança recomendados. 

 

A lipoaspiração é um procedimento invasivo, que deve ser conduzido com extremo cuidado em ambiente hospitalar, equipado com infraestrutura adequada e recursos de suporte à vida, para minimizar os riscos de complicações graves, incluindo hemorragias, infecções e problemas anestésicos. 

 

Técnicas nomeadas como mini lipo, hidrolipo e MELA não apresentam estudos comprovando sua segurança e podem colocar em risco a vida da população. A utilização de lipo em pequenas áreas para retoque ou lipoenxertia em pequenas áreas não se enquadra nas modalidades técnicas citadas acima.

 

É importante destacar que, conforme as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), a realização de lipoaspiração em ambientes inadequados é uma prática contrária às orientações vigentes, podendo colocar em risco a vida dos pacientes e comprometer a qualidade dos resultados obtidos. 

 

Recomendamos que os pacientes busquem sempre profissionais qualificados, devidamente registrados na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e realizem seus procedimentos em locais que sigam rigorosamente os protocolos de segurança e higiene. Nossa prioridade é garantir que os pacientes tenham acesso a um tratamento ético, responsável e com os mais altos padrões de segurança. 

 

Temos observado um aumento de denúncias relacionadas à realização de lipoaspiração em ambientes inadequados, por profissionais sem a competência na formação para realizar lipoaspiração e que, em geral, trabalham de forma itinerante.

 

A SBCP-GO permanece à disposição para esclarecer dúvidas e orientações, reafirmando seu compromisso com a excelência e o bem-estar da população. 

 

Dr. Fabiano Calixto Fortes de Arruda

Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem