Obra contou a participação de 33 coautores e já tem previsão para uma nova edição em 2025
No último sábado (26), a advogada internacionalista Rita Silva, reconhecida por suas mentorias para internacionalização de carreiras, lançou a "Coletânea de Direito Internacional", na Editora Plenamente, em São Paulo. O evento contou com a presença de 15 dos 33 coautores do livro e seus familiares e amigos, cada um dos advogados agradeceu o espaço e comentou sobre as dificuldades do início da carreira e sobre o tema do artigo, além do networking que esteve presente em todo o evento.
A escrita do livro foi organizada por Rita Silva e com apoio na coordenação de Aline Paulino. Foram contribuições de 33 advogados integrantes da Comunidade Internazionale, um grupo de estudos em Direito Internacional público e privado, conectando advogados globalmente, projetado para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades e conhecer possíveis áreas de atuação e formar parcerias confiáveis, fundado pela advogada.
"É a realização de um sonho! Conseguimos reunir advogados de vários Estados do Brasil e Países, que participam da Comunidade Internazionale, e cada um trouxe um tema importante e de sua expertise em seus artigos. Com toda a certeza, foi inovador e um sucesso!", afirma a organizadora da obra.
A Comunidade Internazionale já começou a organizar a segunda edição do livro, com previsão de lançamento para 2025.
Coautores
Foi a primeira participação em obras literárias da maioria dos advogados. Boris Batista Barros, o mais jovem do grupo, ressaltou a importância de um livro na carreira. “Levei cerca de 3 meses de pesquisa para a produção do artigo. Estou finalizando a faculdade e a possibilidade de já ter um livro na carreira é fantástica, com certeza abre portas”.
Francisco Bottino trouxe seu trabalho no dia a dia para o artigo. “É meu primeiro livro, escrevi sobre direito internacional dentro do comércio exterior e segmentei para área de contatos, um material que traz informações relevantes para advogados, economistas e profissionais das relações internacionais”.
Andreia Agueda destacou que uma de suas motivações para a participação foi a possibilidade de “levar o conhecimento para as pessoas que estão lá fora, imigrantes, para saberem que sim, podem ter proteção jurídica. Além de, também poder encontrar uma área de atuação e internacionalizar suas carreiras”.
Além dos entrevistados, participaram da “Coletânea de Direito Internacional”: Lidiane de Carvalho Alves, Priscilla Almeida Bernardes, Alessandra Moraes Borges, Quézia Leske, Tania Maria dos Santos, Aline Paulino, Luciana Passos, Marcela Sacramento, Rafaela Kohnert, Mariana Cristina Monteiro, Rafael Francesco Sampaio Venerabile, Adriana Belintani, Juliana Sanchez Miguel, Priscila Antonucci Faria, Isabella Moura, Ariane A. de Marins Andrade, Jéssica Lima, Fernanda Vieira de Castro, Juliana Caroline, Mônica Alves, Lisânia C. Medeiros, Márcio Carneiro, Lilian Soares, Gisele Gartzke, Juliana Marcassa, Karly Trindade, Aline Pacheco, Shirlei Siolari e Lylian Menezes.
Sobre Rita de Cássia da Silva – Graduada na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, a advogada internacionalista é pós-graduada em Advocacia Empresarial Trabalhista – Previdenciária e Previdência Privada e em Seguro Social na Universidade de Lisboa. É Mestranda em Direito Tributário Internacional. É especialista em Direito dos Expatriados, Imigrantes e Estrangeiros, com expertise em Acordos e Tratados Internacionais e Direito de Família Internacional. Também é especialista em Direito Internacional Privado, Direito Previdenciário Internacional, Direito do Trabalho com foco em Expatriação, Direito dos Aeronautas com enfoque nas aposentadorias especiais e da área de saúde. É palestrante, colunista do Blog Mães Expatriadas e Consultora Jurídica em Legislação Brasileira nos Estados Unidos. É CEO do Internazionale que já conta com mais de 150 advogados em 12 países, fundadora da Comunidade PrevConnection - a 1ª Comunidade de Direito Previdenciário Internacional que já conta com 100 advogados e Mentora para internacionalização de carreirras para advogados. É Coautora dos Livros Empreendedoras da Lei Europa com o artigo Brasileiros Imigrantes e no Livro Direitos e Conexões – Intersecção do Direito Militar, Tributário, Marítimo, Penal, Previdenciário, Internacional e Perspectiva de Gênero. Organizadora da Coletânea de Direito Internacional da Comunidade Internazionale e autora da obra Planejamento Migratório e Previdenciário Interncional. Mais informações https://ritasilvaadvogados.com
Tags:
# Folha do Planalto