Candidata de oposição nas eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Karol Guimarães, da chapa “A OAB Que Eu Preciso”, revela suas propostas para enfrentar os maiores desafios da advocacia: violações de prerrogativas e atrasos nos honorários. Em contraste, seus concorrentes, pertencentes a uma velha elite, gastam milhões em eventos luxuosos, distantes das necessidades de 99% dos advogados do DF.
As propostas de Karol, advogada criminalista com vasta experiência na defesa dos interesses de seus pares, são focadas nas principais demandas da advocacia. Com base nos pilares de Prerrogativas, Honorários e Liberdade de Expressão, a chapa visa colocar a OAB-DF em posição de destaque nacional, como deveria naturalmente estar, representando a advocacia que atua em todas as instâncias e trabalha junto aos principais tribunais sediados na capital do país.
A própria forma de lançamento das candidaturas reflete a diferença entre os projetos: enquanto Paulo Maurício Braz Siqueira, o Poli, celebrou com uma grande festa para 2 mil pessoas no Clube Cota Mil e Cleber Mendonça organizou um evento milionário no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Karol se opôs a esses gastos excessivos.
“A nossa candidatura se levanta contra um sistema que cria candidaturas para favorecer apenas 1% da advocacia, que se beneficia da Ordem, ignorando os 99% cujos direitos fundamentais são frequentemente violados”,
declara Karol, a única mulher disposta a desafiar esse sistema excludente.
A chapa “A OAB Que Eu Preciso” oferece propostas concretas e alinhadas ao que realmente interessa aos advogados, evitando o espetáculo da ostentação promovido pelo lado oposto. Em vez de festas, o lançamento focou no compromisso com o trabalho pela advocacia e em ouvir demandas há muito negligenciadas pela atual administração, que parece interessada apenas em manter o poder.
“O respeito às prerrogativas dos advogados é inegociável. Nossa missão será proteger e ampliar a capacidade de atuação dos advogados e advogadas com dignidade e segurança, sem serem desrespeitados. E isso só se conquista com luta e dedicação, não com festas milionárias que envergonham quem entende a atuação excludente do outro lado”,
enfatiza Karol.
Prerrogativas fortalecidas, advocacia valorizada
Entre as principais propostas da chapa “A OAB Que Eu Preciso” estão a fiscalização ativa sobre o Judiciário e órgãos públicos, com uso de inteligência artificial para identificar e combater rapidamente as violações. O grupo também propõe a criação dos agentes de prerrogativas, formados por advogados capacitados e equipados com o Botom Inteligente da OAB, que poderão fiscalizar, documentar e gravar as violações sofridas no exercício profissional.
A candidata destaca a necessidade de um projeto de lei que priorize a expedição dos pagamentos de honorários. “Vamos lutar para que a OAB realmente represente a advocacia com atuação política firme, combatendo a omissão da gestão atual em questões que afetam o Estado Democrático de Direito e o livre exercício da profissão”, afirma Karol.
Além dessas propostas, a chapa prevê a criação de escritórios prime em subseções estratégicas, como Lago Sul e Taguatinga, oferecendo infraestrutura moderna e suporte completo aos advogados, formando hubs de excelência profissional. Outra proposta é a construção de uma sede institucional da Ordem na Praça dos Três Poderes, reforçando a presença e relevância da advocacia nas principais decisões do país. A chapa também inclui iniciativas voltadas para a saúde e bem-estar dos advogados, com um plano de saúde acessível e previdência privada.