OMS estima que, a cada cinco segundos, um adulto perde a visão em algum lugar do mundo
O Dia Mundial da Visão é celebrado anualmente na 2ª quinta-feira de outubro. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), busca conscientizar a população sobre a importância da saúde ocular e o impacto das doenças visuais na qualidade de vida. Dados alarmantes da OMS indicam que, a cada cinco segundos, um adulto perde a visão em alguma parte do mundo. Entre crianças, esse problema se manifesta a cada minuto, reforçando a necessidade de atenção e prevenção.
No Brasil, estima-se que pelo menos um milhão de pessoas sejam cegas e outras quatro milhões apresentem deficiências visuais, com até 30% da capacidade de visão, conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. De acordo com especialistas, 90% desses casos poderiam ser evitados com diagnósticos precoces.
Antônio Sardinha, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), destaca que a catarata é uma das principais causas de cegueira progressiva no país, mas ressalta que o problema pode ser revertido com tratamento adequado. “O Brasil lidera o ranking de pacientes que perderam a visão por conta dessa patologia”, afirma. Além da catarata, o especialista alerta que outras doenças, como glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade, também são grandes responsáveis pela perda de visão, principalmente quando não diagnosticadas a tempo.
O especialista também ressalta que o cenário se agrava com o uso excessivo de celulares e outras telas, contribuindo para problemas visuais em todas as idades. A OMS projeta que, até 2050, metade da população mundial será míope. “Para evitar complicações, é essencial consultar um oftalmologista anualmente para identificar precocemente qualquer alteração que possa evoluir para perda visual”, recomenda o especialista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC).
Além das consultas regulares, o oftalmologista recomenda algumas medidas de proteção ocular:
Evitar automedicação;
Não coçar ou esfregar os olhos;
Remover a maquiagem antes de dormir;
Verificar a validade dos produtos e não compartilhar maquiagem;
Controlar o nível de glicose para evitar problemas decorrentes do diabetes;
Higienizar a área ao redor dos olhos diariamente;
Usar óculos ou lentes quando prescritos;
Utilizar óculos escuros em ambientes muito claros;
Piscar frequentemente para evitar a Síndrome da Visão de Computador.