O Seminário de Intercâmbio Cultural Brasil-África, realizado no Teatro dos Bancários, proporcionou um dia inteiro de trocas culturais e empresariais entre Brasil e Camarões. O evento, promovido pelo Projeto Olhares do Brasil em parceria com a Embaixada de Camarões, reuniu artistas, empreendedores e especialistas em um diálogo sobre o impacto das conexões internacionais no cenário cultural e comercial. O Seminário de Intercâmbio Cultural Brasil-África foi uma realização do Projeto Olhares do Brasil, em contrapartida ao apoio do FAC Conexões, do Governo do Distrito Federal.
Durante as rodas de conversa, participantes da missão cultural à África, realizada em junho, compartilharam suas experiências no 4º Cameroun Fashion Design, em Yaoundé, capital dos Camarões, onde o Brasil foi homenageado. A idealizadora do projeto, Cida Carvalho, destacou a importância desse intercâmbio para a ampliação das oportunidades artísticas e empresariais.
"Há uma curiosidade natural em entender os processos envolvidos em um evento dessa magnitude. Não há nada melhor do que ouvir o relato de quem vivenciou essas experiências para capturar os desafios e as conquistas. A contrapartida certamente atingiu seu objetivo, mostrando como essas ações se desdobram e impactam cada profissional de maneira única. É o tipo de projeto que desperta curiosidade e inspira a produção de iniciativas semelhantes, proporcionando uma imensa riqueza cultural para todos os participantes", destacou a idealizadora.
Além das discussões sobre arte e cultura, o evento também trouxe uma perspectiva empreendedora com a palestra de Vanessa Mendonça, coordenadora internacional de negócios do projeto, que abordou o tema "Empreendedorismo Internacional – O Ponto de Partida". Mendonça ressaltou como o empreendedorismo pode ser um motor de transformação social e econômica, conectando jovens e mulheres a oportunidades internacionais. “É incrível como é possível ressignificar a vida das pessoas e das comunidades com o incentivo ao empreendedorismo”, conta a presidente do Conselho de Empreendedorismo Internacional da Associação Comercial do DF.
A programação do dia 4 de setembro culminou com a "Noite Camaronesa no Brasil", que incluiu a avant-première do curta-metragem "Bridge", dirigido pela cineasta Cleuza Brandão, e a exibição do longa-metragem camaronês "Empoisonnement", do diretor Kaoum Banderas.
"Quando levei o curta 'Bridge' para Camarões, minha missão era apresentar o Brasil ao público camaronês no evento que aconteceu lá. O Sindicato dos Bancários foi um dos apoiadores dessa iniciativa, e, em parceria com o Projeto Olhares do Brasil, organizamos a 'Noite Camaronesa no Brasil'. Além de exibir 'Bridge', também trouxemos o longa camaronês 'Empoisonnement', resultado do contato que estabelecemos com cineastas locais durante o intercâmbio. A conexão com cineastas de Camarões foi uma das experiências mais enriquecedoras. Temos mantido esse contato até hoje e estamos planejando novas colaborações, incluindo um futuro intercâmbio Camarões-Brasil em novembro", destacou Cleuza Brandão.
O evento contou ainda com uma mostra de artes visuais, coquetel e música tradicional camaronesa, reforçando o intercâmbio cultural entre os dois países. A realização da Noite Camaronesa foi possível graças a uma parceria com o Sindicato dos Bancários.
O próximo evento do projeto Olhares ocorrerá em novembro, quando artistas camaroneses virão ao Brasil apresentar moda, cultura e artes visuais.