*Henrique Bosco
Em muitos anos como mentor sempre me perguntam qual seria o melhor caminho para construir uma carreira: ser um especialista em uma área específica ou um generalista com habilidades diversas? Essa dúvida é mais comum do que você imagina.
Imagine comigo uma situação: você está montando uma viagem de férias. Você pode escolher o mesmo destino de sempre e ser um grande conhecedor da cultura, culinária, conhecer os moradores e fazer amizades de longa data, ou pode se arriscar e desbravar novos lugares, provar um pouquinho de cada destino. Essa metáfora ilustra bem a diferença entre ser um especialista ou um generalista.
O Especialista
Ser um especialista é como se dedicar ao mesmo destino específico. Você se aprofunda no tema, conhece todos os lugares, pessoas, se quase se torna um morador. Isso pode te tornar uma referência no mercado. Alguns exemplos são médicos especialistas, engenheiros de uma área específica ou chefs renomados. Eles são grandes conhecedores em suas áreas, com habilidades e conhecimento profundo.
O Generalista
Ser um generalista é como desbravar o mundo e viver um pouco de cada coisa. Você desenvolve habilidades e conhecimentos, o que te permite se adaptar a diferentes situações e desafios. Em um mundo com tantas mudanças isso se torna rotina. Profissionais de marketing, consultores e empreendedores muitas vezes seguem essa jornada. Se adaptam facilmente, e gostam de se reinventar.
Independente da trilha que você decida seguir, a atitude e o propósito são essenciais. Saber o que te impulsiona e manter uma postura positiva são os motores para qualquer jornada. Se optar por ser um especialista, a paixão pelo seu campo de atuação te manterá energizado. Se escolher ser um generalista, a curiosidade e a fome de aprendizado constante serão suas grandes aliadas.
Em ambas as escolhas, você carrega a responsabilidade de se manter atualizado e ser uma referência confiável. Nas duas escolhas é fundamental também saber gerenciar bem seu tempo e energia para continuar expandindo suas habilidades sem perder o foco.
E qual é o melhor caminho?
Não há certo ou errado aqui. O melhor caminho é aquele que você decidir, escute seus sonhos e construa as suas metas individuais. Nunca se esqueça que recomeçar uma, duas, três vezes é possível, não existe limites. A sua carreira pode ser refeita, pode sofrer mil alterações, isto depende única e exclusivamente de você! O essencial é estar em harmonia com o que te traz felicidade e realização.
Portanto, pense sobre seus objetivos, suas paixões e como você deseja se posicionar no mundo. E não se esqueça: independentemente do caminho que você escolher, siga com determinação! Tenha a coragem de perseguir seus sonhos e a firmeza de superar os desafios.
Vai com garra!
Henrique Bosco, empresário, mentor de carreira e palestrante
Tags:
# Folha do Planalto