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Educação Infantil: bases fundamentais de desenvolvimento pessoal e social de uma criança

 





O que se aprende e desenvolve nos primeiros anos na educação infantil é um dos alicerces do caráter pessoal e do desenvolvimento da sociedade, já que a educação consegue alcançar todas as demais esferas públicas e ajuda no combate às implicações sociais. Por essa importância, no Brasil foi instituído o Dia Nacional da Educação Infantil, 25 de agosto. 

A primeira fase educacional básica, é a educação infantil, com crianças de 0 a 5 anos. Embora ainda sejam muito novas, é na infância onde a personalidade e o caráter são formados, e conseguem ter os primeiros contatos com a socialização. Por isso, o que ela vivencia neste período, provavelmente, vai estabelecer quem ela será no futuro, tornando a educação a responsável pela formação de cidadãos e do perfil social de um país. 

"A educação infantil contribui para a sociedade estabelecendo bases mais sólidas na formação de indivíduos com mais habilidades de flexibilidade a mudanças, adaptáveis a novos ambientes, abertos a aquisição de novos conhecimentos e passíveis a um sucesso profissional e em suas relações interpessoais", relata a professora do curso de pedagogia da Estácio Brasília e mestre em gestão, Magnolia Silva. 

Brincar, pintar, falar, perguntar e ouvir histórias, é uma das atividades que as crianças devem desenvolver na educação infantil, parece ser atividades simples e sem valor, mas é o que estimula o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional, tornando uma base essencial para o futuro de um indivíduo com mais habilidades na resolução de conflitos e nas interações sociais.

"O processo de construção do conhecimento das crianças é adquirido por meio das interações com o meio físico, explorando, observando, comunicando e convivendo, ou seja, experienciando o universo a sua volta. Esse conhecimento ocorre por meio de atividades e dinâmicas pedagógicas, utilizando as interações do meio físico a fim de potencializar o desenvolvimento", completa Magnolia Silva. 

De acordo com o Censo Escolar de 2023, o Brasil está a cerca de 900 mil matrículas de atingir a meta de crianças na creche. O objetivo foi estabelecido no Plano Nacional de Educação (2014-2024), que propõe chegar, em 2024, a 50% da população de até 3 anos matriculada. Ainda no universo da educação infantil, a pesquisa mostra um aumento nas matrículas da pré-escola que, em 2023, subiu 4,8%. O cenário é de retomada, tanto na rede pública, quanto na privada, que havia encolhido para 25,6% entre 2019 e 2021.

O investimento educacional tem um grande impacto no perfil social de um país. É por meio dela que profissionais são formados, conseguindo atingir a economia, a saúde, a política e as meias esferas sociais, além de combater os diversos conflitos, como preconceito e pobreza.

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