O Comando Militar do Planalto, em coordenação com a Força Aérea Brasileira, mobilizou uma operação logística para transportar cerca de 400 toneladas de suprimentos para o estado do Rio Grande do Sul. Do total, em torno de 180 toneladas serão transportadas por via terrestre em um Operação Militar que conta com a atuação de diversas Organizações Militares Subordinadas ao CMP.
O comboio, composto por um total de 18 viaturas, sendo elas de apoio, de segurança e de transporte de material, partiu na manhã deste sábado, 11, da Base Aérea de Brasília. O percurso, terá a duração de aproximadamente cinco dias e leva itens como medicamentos, colchões, materiais de limpeza, cestas básicas, água e até ração para pets.
A preparação ocorreu em dois dias e, sob a coordenação do 11º Depósito de Suprimentos, mais de 80 militares foram empenhados na missão de triar, preparar e acondicionar todas as doações nos caminhões. Serão 3.736 quilômetros de rodovias para completar o trajeto de ida e volta das viaturas.
O plano de embarque e transporte ficou a cargo do 16º Batalhão Logístico, que também planejou a rota considerando as características do material transportado e as condições das rodovias até a cidade de Porto Alegre. Para garantir a eficiência da operação, o material foi acondicionado nas viaturas de forma a facilitar e agilizar a distribuição dos suprimentos assim que chegarem no destino.
A chegada do comboio à Região Sul está prevista para os dias 15 e 16 de maio, quando os suprimentos serão distribuídos às comunidades mais afetadas.
O evento contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira, do Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, do General de Divisão Ricardo Piai Carmona, Comandante Militar do Planalto e do General de Brigada Agnaldo Oliveira Santos, Comandante da 11ª Região Militar.