Construção civil em 2024: tendências para ficar de olho
Tecnologia, sustentabilidade, customização e gentileza urbana são destaques em momento em que baixa na taxa de juros e financiamentos facilitados contribuem para aquisição de imóveis
O mercado imobiliário tem se
mantido não somente aquecido como em expansão ao longo dos últimos anos. Para
2024, o cenário aponta para determinados itens e diferenciais na construção
civil que já adquiriram o status e/ou tendem a se fortalecer como tendências ao
longo do ano. A tecnologia se mantém como uma das maiores aliadas, associada a
práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, personalização,
otimização de tarefas nas obras, recursos digitais para garantia de maior
praticidade e agilidade, e toda uma conjuntura de novas prioridades do público
consumidor. Somam-se ainda os juros favoráveis, com a queda na taxa Selic, o
que contribui para facilitar os financiamentos imobiliários e impulsionar o
fechamento de negócios.
Segundo o diretor de Incorporação
da EBM Desenvolvimento Imobiliário, Marcos Túlio Campos, a bola da vez para
2024 são os produtos econômicos, principalmente no que tange crescimento de
lançamentos e venda. Já em relação ao médio e alto padrão, a tendência também é
de crescimento, mas ritmo um pouco menos acelerado. Além disso, o executivo
reitera que, em todas as praças, é perceptível que o cliente está disposto a
investir em produtos com alta usabilidade. “A experiência dentro do
empreendimento – como mercadinhos na área comum, automação, localização,
conforto, contam muito”, diz. Segundo pesquisa divulgada pela Associação
das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), referente ao mercado
de Goiânia e Aparecida de Goiânia, até o fechamento do terceiro trimestre de
2023, foram lançadas 7.046 unidades e vendidas 6.847, ou seja, o número de
unidades comercializadas ficou muito próximo do número de lançamentos.
“Isso sinaliza que o mercado está
muito aquecido. A tendência é que continue dessa forma, muito embasado na
redução da taxa Selic, que vai reduzir a taxa de juros dos financiamentos
imobiliários. Um segmento que tem perspectivas de crescimento é da faixa que contempla o Minha Casa Minha Vida, que deve
ser uma boa surpresa, muito em razão do aumento no teto do programa. E isso
impactará no aquecimento do mercado, afinal existe uma grande demanda
represada. Em relação aos empreendimentos, Goiânia vem sendo referência
nacional na questão de desenvolvimento de produtos e tende a seguir esse
caminho, trazendo inovações, novas técnicas e conceitos diferenciados. E esse é
um forte fator para a valorização de imóveis na capital”, afirma Felipe
Melazzo, presidente da Ademi-GO.
Agenda verde e gentileza urbana
A agenda verde é um tópico
imprescindível no segmento imobiliário, com as incorporadoras cada vez mais
cientes dos cuidados necessários sobre o seu impacto no meio ambiente e, assim,
adotando práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). Trata-se de diretrizes
para avaliar se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e
corretamente gerenciada. No último ano, a CMO Construtora passou por uma
consultoria do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e desenvolveu o
Compromisso ESG, um guia para nortear suas atividades nesses aspectos. “Através
dele podemos direcionar todos os nossos lançamentos para 2024. Exemplo disso
são as vagas verdes nos novos empreendimentos, áreas verdes nas áreas comuns,
horta comunitária, entre outros itens”, explica Marcelo Moreira, diretor
comercial da CMO.
Nesse mesmo sentido, outra
tendência que veio para ficar é a dos empreendimentos associados a iniciativas
de gentileza urbana, ações pensadas para as pessoas e desenvolvidas para
melhorar o ambiente urbano, beneficiando a convivência entre a comunidade local
e a população de maneira geral. “O novo lançamento da CMO no Parque Amazônia,
previsto para o primeiro semestre, terá um pomar externo com árvores frutíferas
das quais toda a população poderá se beneficiar. Outro lançamento, esse no
Setor Nova Suíça, contará com a construção de uma praça com espaço para as
crianças e pets brincarem à vontade e atividades artísticas gratuitas”,
acrescenta Marcelo.
Os recursos tecnológicos seguem
como requisitos prioritários. “Observamos cada vez mais a necessidade de
empreendimentos com gerador entregue para abastecer áreas comuns e elevadores,
facilitando o cotidiano dos moradores e contribuindo com situações eventuais.
Os últimos anos fizeram as pessoas reaprenderem a utilizar os espaços e os
empreendimentos precisaram se atentar a essa nova dinâmica para atender as
demandas atuais. O que tem acontecido é um processo de amadurecimento de
espaços dentro dos imóveis”, enfatiza o executivo.
Customização e automação
Camila Inácio, arquiteta e diretora
de empreendimentos da Consciente Construtora e Incorporadora, aponta que as
tendências na construção civil para 2024, principalmente no mercado de alto
padrão, estão ganhando destaque. Ela enfatiza a importância da customização,
que se tornou um diferencial significativo ao oferecer qualidade, design e um
serviço que excede as expectativas dos clientes. "A customização atende a
um nível mais elevado de exigência, trazendo soluções personalizadas para cada
cliente", explica.
Ela também ressalta o papel vital
da tecnologia na melhoria da experiência do cliente no setor da construção
civil. "Nossa empresa utiliza decorações de alta qualidade e realismo, em
ambientes tanto físicos quanto digitais, para criar experiências imersivas e
sensoriais", diz. Como exemplo, ela menciona o decorado do Auro
Consciente, que inclui uma automação de cenários como a abertura de cortinas e
a ativação de uma cascata na piscina, criando uma atmosfera acolhedora. Além
disso, inovações como o uso da Inteligência Artificial (IA) tem acelerado as
operações no setor, facilitando a busca de informações imobiliárias, oferecendo
recomendações personalizadas de imóveis e automatizando processos de locação e
vendas.
Decoração
Quando o assunto é decoração, as
tendências deste novo ano chegam como resposta para uma busca por leveza e a
maior satisfação pessoal, um lar que seja refúgio frente à agitação do dia a
dia. A arquiteta Lia Galera, da Brasal Incorporações, comenta que não é à toa
que a Pantone divulgou a Peach Fuzz como a cor do ano. Um tom de pêssego suave
e aveludado que transita entre o rosa e o laranja. “Aconchegante, ela consegue
refletir exatamente o desejo das pessoas por saúde e bem-estar”, comenta Lia.
Seja nos móveis, acessórios ou
revestimentos, a preocupação com a sustentabilidade continuará presente nos
projetos, assim como elementos com organicidade, atemporalidade e de uma
arquitetura que privilegie a iluminação e ventilação naturais. Lia explica
também que a ânsia por se encontrar em cada ambiente leva as pessoas a buscar
uma decoração que possa exprimir sua personalidade. Seja na utilização de
diferentes revestimentos em paredes ou na aquisição de elementos com um viés
cultural, que de fato contam histórias.
Quiet Luxury
Murilo Andrade, CEO da Sousa
Andrade Construtora, diz que há uma grande tendência chamada quiet luxury,
que se traduz em “luxo silencioso”. “São peças de moda, automóveis, design,
imóveis que têm alta qualidade e sofisticação, feitas para serem passadas por
gerações, mas sem marcas expostas”, reitera. São, portanto, produtos com seu
próprio código, exclusivos, que somente quem tem acesso reconhece. Tudo é
customizado e feito para durar, mas com discrição, sem grandes ostentações.
“Isso não quer dizer que os excessos vão deixar de aparecer, porém, vemos esse
movimento do quiet luxury como algo que o comprador do mercado
imobiliário tem aderido – ele valoriza a personalização e tudo que aquilo que
faz sentido com a sua própria história de vida”, finaliza.