Chegou a hora de dar aquele retorno a seu colaborador
sobre uma ação executada por ele ou uma pequena falha detectada no serviço. O
que fazer? Como abordá-lo? Qual a melhor forma de expor o posicionamento do
hospital e assegurar que a mensagem seja bem entendida e contribua para a
melhoria do serviço e desempenhos futuros do colaborador?
Quem trabalha com gestão de pessoas, principalmente na
área da saúde, sabe que essa abordagem nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, com
as técnicas corretas é possível torná-la mais agradável, harmônica e eficiente.
E foi para orientar os gestores dos hospitais associados
da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg)
sobre esse feedback que o Comitê de Gestão de Pessoas da Associação recebeu, no
dia 19 de outubro, a psicóloga e mestre em Psicologia Organizacional e do
Trabalho, Cyndia Bressan, diretora na consultoria em desenvolvimento Instituto
Bressan (@institutobressan).
No encontro com representantes de hospitais da rede Ahpaceg,
a palestrante, escritora e mentora de executivos abordou o tema “Estratégias e
Ferramentas para Feedback Eficaz com Comunicação Não Violenta”.
Cyndia Bressan compartilhou com o público um pouco de
seus mais de 20 anos de experiência em áreas, como consultoria em gestão de
pessoas, academia de líderes e estratégia organizacional, e ressaltou a
importância de uma comunicação eficiente e um feedback eficaz na construção de
uma cultura positiva nas clínicas e hospitais, capaz de gerar um ambiente de
trabalho mais saudável e de engajar os colaboradores.
Ela detalhou os tipos de feedback, qual o mais adequado à
cultura e estilo de gestão das instituições e enfatizou a necessidade de a
empresa manter uma comunicação baseada nos princípios da objetividade, de ser
claro ao explicar o que deseja e da compaixão, a chamada comunicação não
violenta.
“Precisamos entender que a comunicação é sempre a expressão de uma necessidade satisfeita ou insatisfeita e que as pessoas, quando se sentem invadidas em suas “necessidades”, tendem a ter comportamentos violentos, às vezes, pela falta de um recurso chamado comunicação, diálogo, empatia”, alertou.
Segundo ela, as empresas precisam desenvolver recursos, ferramentas, para que tenham, cada vez mais, a cultura de um feedback positivo, que motive o desenvolvimento do colaborador e dentro dos preceitos de uma cultura que valorize a comunicação, especialmente, com o suporte da comunicação não violenta.
Gissely (esq.), Cyndia e Sanny
Coordenado por Gissely Soares (do associado CDI) e Sanny
Alves Andrade (do associado Hospital do Rim), o Comitê de Gestão de Pessoas da
Ahpaceg reúne-se mensalmente, sempre abordando um tema de grande interesse dos
gestores.