Artigo: Inteligência Artificial e o papel do professor
O estudo da Inteligência Artificial (IA) teve origem há mais de dois mil anos. Teve início com os filósofos procurando entender como são realizados os processos de visão, lembranças, aprendizagem e raciocínio, várias tentativas para mecanizar a inteligência foram efetuadas. A área vem se desenvolvendo em diversos ramos da ciência e várias linhas de pesquisa na busca de fornecer ao computador as habilidades para efetuar funções que apenas o cérebro humano é capaz de solucionar.
Suas aplicações no ambiente educacional estão sendo analisadas e aplicadas dentro e fora dos muros das escolas. Ou seja, tanto no âmbito do aprendizado em si, quanto na gestão educacional. E, por ser uma forma disruptiva de personalizar a aprendizagem, podemos considerar alguns benefícios desta inovação, bem como maneiras de aplicá-las e suas contribuições para a educação. Desde criar experiências de aprendizado personalizadas para os alunos, criar programas que reforcem a capacidade dos professores e os ajudem a gerenciar suas cargas de trabalho, bem como fornecer novos insights sobre como os alunos aprendem.
À medida que a IA evolui, sua aplicabilidade na educação se torna mais difundida e poderosa. Isso pode revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos no futuro. Um dos exemplos práticos de recursos advindos da IA são as plataformas adaptativas. Elas consistem em plataformas educativas que permitem que o estudante percorra trilhas de conhecimento individualizado, a partir de conhecimentos já desenvolvidos anteriormente, estimulando, assim, o desenvolvimento cognitivo e a autonomia.
As plataformas adaptativas são muito eficientes para personalizar toda a experiência do aluno. Através da Inteligência Artificial, o sistema “vai conhecendo” o estudante e recomendando os conteúdos e as atividades que estão alinhados às características e dificuldades. Assim, leva-se em consideração suas escolhas e as trajetórias de pessoas próximas ao seu perfil que obtiveram melhor desempenho. Dessa forma, temos um aprimoramento contínuo da experiência de aprendizagem.
Esses sistemas utilizam IA para oferecer feedback instantâneo e orientação direcionadas ao estudante, que podem identificar áreas de dificuldade e fornecer explicações detalhadas, simulando a presença de um tutor humano. A IA pode analisar grandes volumes de dados sobre o progresso do aluno e identificar padrões de desempenho. Isso permite que os educadores tomem decisões informadas sobre intervenções e estratégias de ensino.
Enfim, esses avanços estão mudando a forma como a educação é entregue e percebida, permitindo uma experiência de aprendizado mais personalizada, eficaz e envolvente. No entanto, é importante lembrar de que a Inteligência Artificial é uma ferramenta e não substitui o papel vital dos educadores no desenvolvimento integral dos alunos. A colaboração entre a IA e os professores é essencial para aproveitar ao máximo esses avanços tecnológicos.
Tatiana Santana é diretora do Colégio Externato São José e coordenadora
regional da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil)