Especialista do Hospital Encore chama a atenção para os principais sintomas da doença, que são fadiga e falta de ar
Conhecida como ‘doença do coração fraco’, a insuficiência cardíaca (IC) é um distúrbio crônico que se caracteriza pela incapacidade de o coração bombear sangue suficiente para atender às necessidades metabólicas do corpo.
Esse problema de saúde apresenta como sintomas característicos fadiga e falta de ar, que se agravam gradualmente ao longo de dias e meses.
O médico Frederico Nacruth, do Hospital Encore, pertencente ao Grupo Kora Saúde, ressalta a importância de as pessoas estarem atentas a situações corriqueiras que podem indicar essa condição. “Quando um paciente me relata ‘vou ao banheiro e sinto falta de ar’, já penso que a condição pode ser derivada de uma insuficiência no músculo cardíaco”, afirma o cardiologista.
A falta de ar, quando severa, pode levar à incapacidade física, restringindo as atividades rotineiras das pessoas. “Esse sintoma é causado, sobretudo, porque a doença ocasiona problema nos pulmões”, esclarece o dr. Frederico Nacruth, explicando que a IC sobrecarrega os pulmões e os encharca de líquido. Com isso, surge o principal sintoma, que é a dispneia – ou falta de ar.
De acordo com informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, um levantamento publicado, em 2022, no International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), mostrou que a insuficiência cardíaca motivou mais internações hospitalares do que todos os tipos de câncer no Brasil. Ainda, esse levantamento revelou – com base em números coletados no sistema de informação do Ministério da Saúde, a partir do banco de dados de hospitais públicos do SUS –, que a taxa de mortalidade por insuficiência cardíaca teve um aumento de 11% entre 2005 e 2015. No primeiro ano analisado, 22,517 pessoas morreram devido a esta doença e, em 2015, a IC causou 25,004 mortes.
Causas
Ao elencar as causas da insuficiência cardíaca, o médico destaca, como a principal, o infarto agudo do miocárdio. “Outras causas comuns são as miocardites – inflamação da parede do coração –, causadas por vírus, como adenovírus, coronavírus, rinovírus e o herpesvírus”, informa o dr. Frederico Nacruth.
O médico aponta, ainda, como terceira causa de insuficiência cardíaca, no mundo, os problemas nas válvulas – as valvopatias. “Se você tem um problema de válvula, no futuro o seu coração vai sofrer com isso”, diz o médico.
Além disso, no Brasil, outra causa ainda comum de insuficiência cardíaca é a Doença de Chagas. No entanto, essa causa vem diminuindo gradativamente a sua incidência devido a urbanização da população.
Segundo explica o cardiologista, a maioria das causas de insuficiência cardíaca vão levar a um problema na sístole, ou seja, na contração do coração.
Sobre a Kora Saúde
Um dos maiores grupos hospitalares do país, a Kora Saúde possui 17 hospitais espalhados pelo Brasil e está presente no Espírito Santo (Rede Meridional nas regiões de Cariacica, Vitória, Serra, Praia da Costa, em Vila Velha, e São Mateus); Ceará (Rede OTO, todos em Fortaleza); Tocantins (Medical Palmas e Santa Thereza na cidade de Palmas); Mato Grosso (Hospital São Mateus em Cuiabá); Goiás (Instituto de Neurologia de Goiânia e Hospital Encore); e Distrito Federal (Hospital Anchieta e Hospital São Francisco). O grupo possui mais de 2 mil leitos no país e 11 mil colaboradores. A Kora Saúde oferece um sistema de gestão inovador, parque tecnológico de ponta e alta qualidade hospitalar, com o compromisso de praticar medicina de excelência em todas as localidades onde está presente.