Em 2022, o Instituto Positivo completa 10 anos e as ações planejadas contribuem com a educação pública, por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Entre os destaques de atuação estão a implantação do primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) no Paraná, a aplicação da avaliação da colaboração para todos os ADEs em funcionamento no Brasil e o lançamento de um novo livro sobre cooperação intermunicipal, que trará um panorama dos ADEs hoje, apresentando as trajetórias dos 13 em atividade e contará com análise de 2 pesquisadores da área: Catarina Segatto e Eduardo Grin.
Após muito diálogo e análise de dados, o primeiro ADE do Paraná está prestes a se concretizar. No ano passado, buscando escolher um território em que seja possível atuar de forma mais direcionada na transformação social, do território eleito, foram mapeadas as 19 associações municipalistas do estado para avaliação dos indicadores educacionais. O processo teve como objetivo identificar os territórios com maior necessidade de apoio no desenvolvimento da educação pública e, neste cenário, foram eleitos para a primeira fase de seleção quatro associações. Todas passaram por amplo trabalho de esclarecimento e sensibilização sobre o que é e faz um ADE, além de avaliação de capital social do território e entrevista. A previsão é ter a definição do território que terá a implantação do ADE e o apoio do Instituto Positivo em fevereiro.
Enquanto o primeiro ADE do Paraná surge, outros 13 se mantêm consolidados e em atividade e passarão por avaliação. Iniciado em 2021, o processo de avaliação do nível de colaboração dos ADEs teve aplicação piloto no ADE Granfpolis, em Santa Catarina, em dezembro. O primeiro instrumento de avaliação e monitoramento criado exclusivamente para os Arranjos será aplicado em todos os ADEs e terá recomendações e a sugestão de um plano de ação com base nos resultados. Além da avaliação qualitativa, será disponibilizada uma ferramenta de monitoramento de indicadores que resgata o histórico dos municípios integrantes do território de um ADE, facilitando assim o desenvolvimento de ações e efetivo resultado na qualidade da educação.
"Trabalhar em Regime de Colaboração potencializa o trabalho de todos, valoriza os conhecimentos acumulados, constituindo-se em um mecanismo muito interessante para desenvolver ações coletivas e individuais, aumentando sensivelmente a possibilidade de sucesso de nossos estudantes. Agora, com a avaliação e o monitoramento, teremos uma visão geral do território e conseguiremos focar ainda mais nossas ações para o avanço da educação”, destaca o secretário de Educação do município de Águas Mornas, Mário Fernandes, que já participou da avaliação.
Para repassar informações sobre os ADEs e o trabalho em Regime de Colaboração, foi iniciada, em 2021, uma série de publicações de 13 e-books, que resgatam os detalhes da implantação, do crescimento e dos planos para o futuro de cada um dos Arranjos brasileiros. Os e-books vêm sendo lançados seguindo a ordem cronológica de implantação dos Arranjos, sendo os já publicados sobre o ADE Chapada Diamantina, Noroeste Paulista, dos Guarás e Agreste Litoral Norte. O prazo de conclusão é o final do primeiro semestre de 2022. Além destes e para levar o tema a cada vez mais às Secretarias Municipais de Educação, está previsto também o lançamento do novo livro sobre Cooperação Intermunicipal, que trará o cenário atual dos ADEs com análise dos principais resultados já alcançados.
2021
O Instituto Positivo esteve presente em várias pautas nacionais, como a discussão do PL 5182/2019, que prevê a regulamentação do modelo de trabalho do ADE, e a homologação da resolução do CNE, que dispõe sobre as diretrizes operacionais para implementação do ADE como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade social da educação. Também apoiou a divulgação da coalizão SNE em Pauta, iniciativa do Movimento Colabora Educação e do Todos pela Educação, que se propõe a promover o diálogo e compartilhar conteúdo de qualidade sobre a importância de regulamentar o Sistema Nacional da Educação (SNE).
A entidade manteve a parceria com a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação e realizou encontro virtual e aberto ao público no mês de dezembro, com foco no potencial da colaboração entre os municípios para solucionar os desafios trazidos pelo contexto de retomada das atividades presenciais nas escolas. Também participou das oficinas do Plano de Ações Articuladas (PAR) e Formação sobre Arranjos de Desenvolvimento da Educação promovidas pelo Ministério da Educação (MEC), e promoveu encontro entre os dirigentes municipais de educação de diferentes municípios brasileiros organizados em ADE com o consultor e especialista em educação e orçamento público, Carlos Eduardo Sanches, para dialogar sobre o Fundo da Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) Permanente.
Atuação Regional
Desde 2015, o Instituto Positivo atua junto ao ADE Granfpolis, que reúne 22 municípios da região da Grande Florianópolis. Entre as ações de destaque em 2021 estão: a transição política e acolhimento dos novos dirigentes municipais de Educação no território; formação de 350 gestores escolares, por meio do Projeto Gestores Escolares em Movimento (GEM); oficinas de desenvolvimento de lideranças, por meio do projeto Liderar; e fortalecimento do processo de alfabetização com o Programa Soluções Educacionais, em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
Outras ações
Ao longo de 18 meses, o Instituto Positivo participou da campanha “O Amor Contagia", ao lado da Fundação da Universidade Federal do Paraná, Ministério Público do Paraná, Ministério Público do Trabalho do Paraná e diversas outras organizações e empresas. Em novembro de 2021, a campanha chegou ao fim com R$ 17,4 milhões em doações financeiras e materiais, entre respiradores, equipamentos de proteção individual, itens de higiene e limpeza e alimentos. A campanha impactou mais de 200 mil vidas em todo o Paraná e beneficiou aproximadamente 130 instituições assistenciais e 60 hospitais.
O CEI Maria Amélia, de Curitiba, também recebeu apoio. O ano foi diferente para as 103 crianças matriculadas, porém as ações não pararam. Professores receberam formação continuada e os estudantes atividades especiais com a Semana do Brincar e a Semana da Criança. Desde o ano de 2018, o CEI Maria Amélia (AMA) faz parte do Programa de Escolas Associadas à Unesco, assumindo um compromisso de educar para a paz, para o desenvolvimento sustentável e para o enfrentamento aos grandes problemas do mundo contemporâneo.
Para contribuir com o planejamento e a gestão da comunicação dos ADEs foi produzido um e-book sobre a comunicação nos Arranjos de Desenvolvimento da Educação, trazendo direcionamentos para cuidar da comunicação com os diferentes públicos envolvidos no Arranjo, contando com a participação da agência Central Press no tópico que trata da assessoria de imprensa.
Instituto Positivo
O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.
Crédito: divulgação/Instituto Positivo