A gestão de carreira começa a ser discutida bem cedo, aos 17 anos os jovens já começam a planejar seus primeiros passos para entrarem, crescerem e evoluírem no mercado de trabalho, atingindo assim os seus objetivos.
O que muitos podem não saber é que os Chefs de cozinha constroem a sua gestão de forma dinâmica e estão sempre prontos para enfrentarem os desafios do dia a dia com excelência, sendo assim profissionais quase perfeitos para toda situação.
“Na área gastronômica o dom de manipular os insumos é um facilitador, mas a excelência só vem com aprimoramento das técnicas, desenvolvimento intelectual e o devido comprometimento com os objetivos a serem alcançados”, apresenta Patrícia da Paz, Personal Chef.
Mesmo que os termos estejam inseridos na área, sabe-se que a evolução profissional depende exatamente desses três passos: aprimoramento, busca por conhecimento, e empenho. O que os Chefs possuem de diferencial é o saber lidar com os desafios do dia a dia sem parar a produção ou empacar o processo.
Por isso, saia da sua zona de conforto e aprenda com a Personal Chef, Patrícia da Paz, como gerenciar a sua carreira, seja ela qual for.
“Para ir além é preciso saber olhar para as oportunidades que estão a todo momento nos rodeando, o cozinheiro é um entusiasta nato, ele nunca desanima, e mesmo se algum processo da errado, ele recomeça e termina a tarefa que iniciou ”, explica Patrícia.
Na cozinha e na vida, o indivíduo precisa realizar o seu melhor com o que possui de disponível, conhecer os métodos e gerenciar os processos é essencial para progredir.
Os chefs vem lidando com escassez de insumos, geadas, estiagem e a falta de água, mas nem por isso deixam de revolucionar o que fazem. Se adaptar ao momento, a situação, aos horários e rotinas torna o processo mais eficaz para não ficar parado.
Patrícia adora conhecer a história de cada prato que faz para os seus clientes e mesmo para entender o caminho dos insumos e até chegar ao prato. A Chef sabe que a comida contemporânea está em alta neste momento e conseguiu juntar os seus estudos da cozinha clássica francesa com as tendências atuais. Acompanhar as novidades e novos rumos do mercado é imprescindível, explorar não só o seu nicho, mas também os diversos produtos e serviços que possam conversar com a sua área, o que abre diversas portas inovadoras que podem te colocar como um diferencial no ramo.
Assim, “Um Chef de cozinha é como um bambu , somos resistentes, flexíveis, resilientes e sutis, nós nos moldamos e nos adaptamos ao o que nos é requisitado em cada momento, um profissional de sucesso tem esses talentos, que podem sempre ser aprimorados”, finaliza Patrícia.