Mesmo com todos os esforços centralizados no enfrentamento da Covid-19, o Hospital Regional de Formosa (HRF) continua investindo em obras de infraestrutura e qualidade no atendimento aos pacientes. Administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), desde que foi estadualizado em maio de 2020, a unidade passou por importante modernização, tornando-se referência em atendimento de saúde na região.
As reformas físicas incluíram
reparos hidráulicos e elétricos, troca da iluminação – com a substituição de
200 lâmpadas –, restauração de alas como o Pronto-Socorro Geral, ampliação do
Pronto-Socorro Covid-19, novo aparelho de ultrassonografia, aparelhos de
Raio-X, além da instalação de rede de gases medicinais canalizados e água
potável, por meio de sistema de caixas d’água.
Com o mesmo emprenho, o hospital
cuida para que seus funcionários estejam atualizados disponibilizando cursos e informações.
O impacto dessas transformações pode ser contabilizado nos mais de 39.000 atendimentos
(geral + Covid-19 realizadas). Destes, só pacientes Covid-19 atendidos foram
9.053 no período. “As reformas no HRF durante os últimos oito meses de gestão
do IMED estão beneficiando os moradores da cidade e todos os pacientes que
chegam via sistema de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado” diz e Vânia
Fernandes, diretora executiva do hospital.
Capacitação interna
Atender os pacientes e oferecer tratamento de qualidade às
mais diferentes enfermidades é um trabalho árduo que requer preparo e capacitação.
Nos últimos meses, o Hospital Regional de Formosa reforçou ainda mais
iniciativas que auxiliaram no desempenho dos colaboradores.
A unidade intensificou o cronograma de treinamentos
internos. Em 2020, foram 3.289 horas de capacitação para enfermeiros, assistentes,
farmacêuticos, anestesistas, ortopedistas e outros. Só no início de 2021, foram
mais 325 horas de atualização para os profissionais.
A humanização no atendimento
diminuiu a dor de familiares e pacientes em isolamento. Na ala Covid-19 a
equipe de psicólogas criou o projeto de visitas virtuais em que os pacientes
conseguem conversar, por meio de chamada de vídeos por tablete ou celulares,
com os familiares. A tecnologia foi uma aliada para diminuir a dor e o
isolamento dos pacientes
Histórias de superação trouxeram esperança para todos,
especialmente para os profissionais que se dedicam e lutam pela vida dos
pacientes. Francisco Xavier da Cruz, 63 anos, foi um desses exemplos. Vítima do
agravamento do coronavírus ficou entubado por 56 dias, mas conseguiu voltar
para o convívio da família.
“Além de salvar vidas diariamente, nos esforçamos muito para
ser um hospital de referência para a região e tenho certeza que as melhorias e
nosso empenho refletem o nosso desejo”, afirma Felipe Uchôa, diretor técnico do
HRF.
Sobre o HRF
O Hospital
Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início
em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia
Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu
a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população
instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
As obras estão
em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará
contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia
e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com
melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de
atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
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Assessoria de
Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação
Aline Marinho
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