Hospital público humanizou o
atendimento com musicoterapia e visitas domiciliares
O sistema de saúde público em
Goiás salvou milhares de vidas nestes nove meses de pandemia. Preparado, o
Estado abriu sete hospitais de campanha e adaptou outros quatro para atender os
casos mais graves. Só no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), 8.135
pessoas passaram por atendimento no Pronto Socorro Covid-19, entre junho e
novembro deste ano. Foram mais de 35 mil atendimentos no Pronto Socorro Geral
(janeiro a novembro).
A unidade de saúde, administrada pelo
Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, foi adaptada entre
maio e junho para auxiliar no combate à pandemia do Covid-19. O hospital passou
a ter uma ala isolada, com leitos de enfermaria destinados ao tratamento de
pacientes diagnosticados ou com suspeita de contaminação pelo vírus e inaugurou
uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com oito leitos.
Para manter a descontaminação, o
Hutrin passou por processos de desinfecção com pulverização eletrostática. Na
maternidade, as mães receberam kits de higiene pessoal. Neste período de
pandemia, a unidade desenvolveu também um sofisticado sistema de triagem, capacitou
uma equipe multidisciplinar para atender os pacientes internados na UTI,
realizou visitas às casas das pessoas para fazer o diagnóstico precoce,
proporcionou testes de Covid-19 e EPIs a todos os profissionais.
Benfeitorias também foram necessárias
para dar mais conforto a pacientes e familiares. A estrutura do prédio passou
por reforma com pintura interna e externa, além da plotagem dos espaços para
deixar o hospital mais moderno e acolhedor. Placas de sinalizações internas e
externas foram atualizadas, os leitos obstétricos foram reformados e um tanque
de oxigênio foi instalado.
“Oferecemos à população a melhor
medicina possível, treinamos as equipes de saúde para que respeitassem ao mesmo
tempo o sofrimento dos familiares e estivessem totalmente capacitadas para
atender os pacientes com excelência”, diz Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hutrin.
Humanização
da saúde
Mesmo com
todos os cuidados, em alguns momentos do ano, a pressão sobre o sistema de
saúde levou autoridades do Estado a fazerem apelos à sociedade. A frase do ano foi
“fique em casa” e as palavras de ordem no Hutrin para toda a equipe de saúde
foram: resiliência, solidariedade e resistência.
Desta
forma, o hospital conseguiu oferecer à população da região de Trindade
atendimento de excelência e saúde humanizada. Foram dezenas de telefonemas
entre pacientes isolados e seus familiares, intermediados pela equipe de
enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos.
Na enfermaria, os pacientes com
sintomas do coronavírus puderam também acompanhar um dos projetos de maior
sucesso do IMED, o “Amor Cantado – Acolhimento Musical”. As músicas acalentaram e trouxeram esperança. Outro
projeto importante foi o “Celebrando a Vida”, criado pelos colaboradores, com o
objetivo de levar alegria e conforto aos
pacientes aniversariantes.
Engajamento
e capacitação
O hospital também entrou em
importantes campanhas nacionais de conscientização, como o Outubro Rosa (câncer
de mama), o Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro Laranja e Vermelho,
destacando a necessidade do diagnóstico precoce câncer de pele e o combate ao
preconceito contra os portadores do vírus HIV.
A capacitação dos colaboradores também
foi uma preocupação constante da equipe de gestão do IMED. Em 2020, o Hutrin promoveu
treinamentos e palestras, como a parceria feita o Instituto do Coração (Incor),
do Hospital das Clínicas de São Paulo. A equipe de fisioterapeutas participou
de um curso de capacitação sobre “Ventilação mecânica em fibrose pulmonar e
doenças restritivas”, com o objetivo de aprender as melhores e mais eficazes
formas de tratamento para pacientes com doenças restritivas em suporte
ventilatório invasivo.
“Temos um compromisso
permanente com a saúde da população de Goiás. Novos desafios estarão por vir em
2021, mas estamos totalmente preparados”, diz Pádua.
____________________________________________________________________
Assessoria de
Comunicação / Ecco Comunicação
Aline Marinho
(11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
.
.