Desde
que o Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr.
Geraldo Landó (HRSLMB) passou a ser administrado pelo Instituto de
Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), várias melhorias foram feitas para
oferecer o melhor acolhimento à população do município e de cidades vizinhas.
O aumento da capacidade de atendimento tem
reflexo direto no número de altas e a satisfação de pacientes e familiares,
como no caso de Vander Azevedo, de 45 anos, admitido na unidade com sintomas de
Covid-19.
Ele
deu entrada no hospital apresentando tosse seca, febre, dor de garganta, além
da dificuldade para respirar. Graças ao preparo e habilidade da equipe da
Enfermaria, que detectou rapidamente esses sintomas em evolução, foi possível
conduzir imediatamente Azevedo para a ala de internação da Covid-19.
Para
a equipe médica multidisciplinar do HRSLMB, a decisão de intubar Azevedo foi
tomada depois do desconforto respiratório persistir. Com isso, o paciente ficou
intubado por nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, assim que apresentou
melhora do quadro clínico, pôde ser extubado. Ele foi transferido para a
Enfermaria para dar continuidade ao tratamento e em seguida recebeu alta médica.
Após 13 dias de tratamento ele voltou para os braços de seus familiares.
“Ficamos
muito felizes com a recuperação de nossos pacientes. De setembro a dezembro, o
pronto socorro Covid já atendeu mais de mil pessoas e tivemos o prazer de
celebrar a alta de 134 pacientes que precisaram de internação. Isso tudo
demonstra uma boa performance da nossa unidade”, disse Éder Souza, diretor do
hospital.
Melhorias
A
alta de Azevedo, assim como de outros tantos pacientes, acometidos ou não pela
Covid-19 é reflexo de um excelente corpo clínico e de uma infraestrutura de
qualidade. Assim que assumiu o Hospital, o IMED realizou um diagnóstico
completo para determinar as melhorias necessárias. O objetivo é transformar a
unidade em referência no atendimento de qualidade a população.
Da
recepção ao centro cirúrgico, do pronto socorro à farmácia, as mudanças de
infraestrutura são visíveis. Uma das mais importantes mudanças foi a
modernização das instalações elétricas em áreas importantes como as
enfermarias, principalmente de Covid-19, sala de tomografia e recepção. A
farmácia dentro da unidade hospitalar também passou por adequações de
segurança, procedimentos na requisição de medicamentos e gerenciamento de
estoque.
Além
de todo investimento na estrutura física e técnica, o Hospital oferece às
equipes constantes treinamentos a fim de tornar o atendimento aos pacientes
ainda mais humano e seguro. Essa ação transforma a relação entre profissional e
paciente, fazendo com que essa aproximação reverbere positivamente no
tratamento. O resultado dessa iniciativa pode ser visto no número de
recuperações registradas na unidade, como a de Vander Azevedo.
“Sabemos
da importância que temos para toda a região e histórias como a de Vander nos
motivam para continuar fazendo um excelente trabalho. Vamos continuar nos
empenhando para elevar ainda mais a qualidade do hospital em 2021”, finalizou Giselle
Cavalcante, assistente administrativo da unidade.