Nos últimos seis meses, o Hospital Regional de Formosa dobrou
o número de atendimentos nas unidades de emergência, passando de 2.765 em junho
para 5.819 em novembro. Um feito inédito para uma unidade hospitalar que até o
início do ano não contava nem mesmo com estrutura adequada e Unidade de Terapia
Intensiva (UTI).
Os pacientes graves eram encaminhados a outros hospitais,
muitas vezes precisando percorrer centenas de quilômetros para um atendimento
adequado. Com a decisão assertiva do governo do Estado, em abril, de
estadualizar a unidade de saúde e passar a gestão, em junho, ao Instituto de
Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o HRF tornou-se referência em saúde
pública em toda a região.
O governo, por meio do IMED, investiu então na reforma e
ampliação da infraestrutura do hospital, na capacitação das equipes de saúde e na
normatização de procedimentos. Aparelhos de Raio-X e macas foram trocados e
modernizados. O hospital isolou áreas de atendimento dos pacientes com
coronavírus e as equipes de saúde passaram a receber cursos e palestras
importantes para a qualidade e desempenho.
“Acredito
que o impacto da gestão do IMED no Hospital Regional de Formosa representa uma
revolução no padrão de assistência ofertado a população”, aponta Vânia
Fernandes, diretora administrativa da unidade.
O HRF possui agora 70 leitos, sendo 60 de enfermaria e 10
de Unidades de Terapia Intensiva. Nos últimos seis meses (junho a novembro), o
hospital recebeu 20.474 pacientes no Pronto Socorro Geral e 5.892 no Pronto
Socorro Covid-19, totalizando 26.366 pacientes atendidos de emergência. Segundo
o Centro de Obstetrícia do HRF, entre junho e novembro, foram realizados 534
partos na unidade.
Humanização do atendimento
Não apenas a parte estrutural foi reformulada.
O HRF implantou a humanização no atendimento, impactando diretamente na
pesquisa de satisfação. Mais de 95% das pessoas que responderam estavam
satisfeitas com a qualidade do atendimento e a infraestrutura do hospital.
O reconhecimento da população é tão representativo que
alunos da escola Americano do Brasil, de Formosa, fizeram uma faixa em
homenagem aos “heróis dessa pandemia” para entregar pessoalmente aos
profissionais de saúde. O projeto, idealizado em sala de aula, faz parte da
disciplina Projeto de vida lecionada pela professora Rosana Ribeiro de Moura na
instituição.
“Após termos aulas sobre a importância da solidariedade
queríamos, em nome de todos da escola, agradecer não só aos médicos e
enfermeiros como também a todos que trabalham no hospital, seja na portaria,
limpeza ou cantina”, explica a docente.
Nestes seis meses, os pacientes isolados do
HRF puderam acompanhar o Projeto “Amor Cantado”, de Acolhimento Musical, e as
parturientes tiveram atendimento psicológico personalizado. As equipes de saúde
também foram valorizadas, com o projeto de capacitação contínua “Jeito IMED”, que
mensalmente traz aos colaboradores cursos, palestras e workshops.
O Hospital Regional de Formosa envolveu-se
também em campanhas de conscientização nacional como o “Outubro Rosa” e o “Novembro
Azul”, incentivando também a prática esportiva de seus colaboradores por meio
do “IMED Run”, projeto de corrida virtual inédita e solidária que reverteu os
quilômetros percorridos pelos participantes em cestas de Natal que serão
destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Quando
se tem um trabalho em equipe, uma meta e o desejo de querer ajudar o próximo
com um serviço de qualidade, não tem como o resultado ser diferente do positivo”,
aponta Vânia. “Ainda não alcançamos o ideal, mas o que nos move e nos alegra
hoje é poder ofertar uma saúde melhor para os Formosenses dia após dia.”
Sobre o HRF
O Hospital
Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início
em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da
Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento –
IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à
população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
As obras estão
em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará
contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia
e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com
melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de
atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
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