O número de atendimentos de urgência e emergência mais que dobrou no Hospital Regional de Formosa em apenas três meses. Além dos casos de coronavírus, investimentos na modernização estrutural, instalação de novos leitos e a melhoria na qualidade do atendimento são as principais razões para este resultado significativo.
A unidade hospitalar passou por um processo de
estadualização em abril deste ano e o Instituto de Medicina, Estudos e
Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão em junho. Deste então, os atendimentos
de urgência e emergência dos casos de Covid-19 passaram de 584 para 1.288 e os
atendimentos emergenciais gerais subiram de 2.181 para 4.163.
“Estamos trabalhando duro para oferecer à comunidade da
região de Formosa um atendimento de excelência. Mais do que números, nosso
orgulho é saber que pessoas estão voltando para casa melhores”, diz Vania
Fernandes, diretora do HRF.
Não só cresceu o número de atendimentos como houve um
aumento significativo na quantidade de exames de pacientes. Os
eletrocardiogramas chegaram a 160, enquanto as análises clínicas (hemograma,
colesterol, glicemia, entre outros) somaram 8.225 em setembro.
O número de diagnóstico por imagem também aumento com a
instalação do novo aparelho de raio-x. Em setembro, a unidade realizou 1.460
exames. “A modernização do hospital tem gerados ótimos resultados e quem ganha
é o paciente, que passou a ter uma estrutura eficiente no próprio município para
ser atendido”, afirmou Fernandes.
Capacitação
O Hospital Regional de Formosa
investe seriamente na qualificação de toda equipe de saúde, com treinamentos
constantes de processos, padronizações e ações de segurança hospitalar. “Com conhecimento disponível, a gestão da
segurança do paciente tem condições de cada vez mais e melhor prevenir as
ocorrências”, explica a enfermeira Jéssica Santos, do Núcleo de Qualidade e
Segurança do Paciente (NQSP).
Os profissionais do HRF também
recebem capacitações contínuas do programa Jeito Imed de Atender, que tem por
objetivo despertar a importância da valorização das relações entre a equipe de
saúde, pacientes e familiares.
O programa prevê encontros mensais
entre líderes e equipes em que são abordadas a importância das funções
exercidas e os tipos de lideranças necessárias, além do atendimento consultivo
ao paciente, tudo para identificar a melhor forma de lidar com as situações do
dia a dia e para obter o melhor resultado no atendimento dos pacientes.
Sobre o HRF
O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O
processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos
Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e
Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar
o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com
Covid-19.
As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a
população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas,
clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da
pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região,
ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde
(SUS).
____________________________________
Assessoria de Comunicação Hospital Regional
de Formosa
Ecco Comunicação
Aline
Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
Dario Vasconcelos (11) 95761-7712 – dario@ecco.inf.br
Carol Castro (61) 98320-1718 – carolina@ecco.inf.br