O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE-foto) vai solicitar que seja realizada uma audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara para debater a Campanha Imposto Justo do Sindifisco Nacional. O anúncio foi feito durante reunião da comissão na semana passada. Na ocasião, o diretor do Sindicato, Luiz Fuchs, discutiu os impactos dos tributos no preço final dos produtos ao consumidor.
Fuchs falou sobre o caráter regressivo da tributação no Brasil, do peso da carga tributária sobre o
trabalhador e da necessidade de balancear a carga de forma que cada contribuinte passe a ser tributado de acordo com sua capacidade contributiva, desonerando os mais pobres.
“Não é justo que quem ganha um salário mínimo pague o mesmo imposto sobre um botijão de gás do que quem ganha 10 vezes mais. Para corrigir essa injustiça tributária, o Sindifisco lançou a Campanha Imposto Justo para maximizar o efeito de bem estar social”, disse Fuchs.
O sindicalista explicou a Campanha que tem como aliada principal a sociedade, já que pretende coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que corrige a tabela do Imposto de Renda (IR) e cria faixas de contribuição para ganhos originários da distribuição de lucros e dividendos. Para Fuchs, o ideal seria tributar menos o consumo e mais o patrimônio e a renda.